1
Register!
Home Announcements COMUNICADO DE IMPRENSA: MESA-REDONDA DE REFLEXÃO SOBRE A (IN)VIABILIDADE DAS ELEIÇÕES DISTRITAIS 2024

0
</img>COMUNICADO DE IMPRENSA: MESA-REDONDA DE REFLEXÃO SOBRE A (IN)VIABILIDADE DAS ELEIÇÕES DISTRITAIS 2024

Em resultado da Revisão Pontual da Constituição da República de Moçambique (CRM), aprovada pela Lei n.o 1/2018, de 12 de Junho, foi estabelecido um novo modelo de descentralização administrativa no País, que se caracteriza pela criação de entidades descentralizadas de nível provincial, municipal e distrital eleitas, conforme o estabelecido no artigo 268 e seguintes da CRM.  Como consequência dessa revisão, em Outubro de 2019, no contexto das eleições gerais, foram eleitos os Governadores Provinciais e os membros das Assembleias Provinciais e designados os respectivos Conselhos Executivos, juntos compondo os chamados Órgãos de Governação Descentralizada Provincial (OGDP). E, a par disso, foram igualmente nomeados pelo Chefe do Estado os Secretários de Estado na Província e designadas as respectivas secretarias, juntos compondo os chamados Órgãos de Representação do Estado na Província e nos distritos (OREPD).

O objectivo da mesa-redonda é encontrar entendimentos sobre a viabilidade para realização ou não das eleições das Assembleias Distritais agendadas para 2024. O aprofundamento do debate permitirá o mapeamento de potenciais desafios de ordem histórica, jurídica, política e económica que este fenómeno poderá representar ao País.

Dada a importância que reveste deste tema, o Centro de Integridade Pública (CIP) convida aos prestigiados órgãos de comunicação para proceder à cobertura deste evento, no dia 15 de Fevereiro, às 9h00, no hotel VIP, sito na Av. 25 de Setembro, Maputo.

Read the release in full

Facebook comment box
Exit mobile version